Veja abaixo alguns temas que podem ser trabalhados nas viagens de estudos na Chapada Diamatina. Para maiores informações, entre em contato
Dinâmica de rios
Geografia, Física e Biologia
Objetivos:
Medições das variáveis em um curso de água. Inclui a largura, profundidade, velocidade da corrente, gradientes, composição de rochas. Comparações entre vários pontos do rio, como meandros e percursos retos;
Apresentação gráfica dos dados incluindo perfis do rio.
Duração aproximada: 2 horas
Meteorologia
Biologia, Física e Química
Objetivos:
Aferir os parâmetros ambientais meteorológicos: temperatura, ventos, umidade relativa, intensidade luminosa, etc.
Investigação dos fatores climáticos de ecossistemas diferenciados.
Duração aproximada: 2 horas
Qualidade da água
Biologia e Química
Objetivos:
Medição de parâmetros químicos da composição da água (pH, ferro, nitrato e cloreto);
Identificação de bio-indicadores;
Análise dos teores dos componentes citados e implicação da qualidade da água no ambiente;
Conhecimento dos invertebrados e implicação na qualidade da água amostrada no ambiente.
Duração aproximada: 1 hora
Ornitologia
Biologia e Zoologia
Objetivos:
Conhecer os conceitos fundamentais da classificação de aves: classe, ordem , família e gênero;
Comparar os processos de criação da nomenclatura científica com a nomenclatura vulgar;
Ecologia do Cerrado
Biologia e Geografia
Objetivos:
Analisar os ecossistemas de Cerrado com enfoque para os seus componentes bióticos e abióticos;
Caracterização da flora local e suas adaptações;
Caracterização da fauna local e suas adaptações.
Duração aproximada: 3 horas
População, Economia e História
Geografia, Antropologia, Sociologia e História
Objetivos:
Avaliar os aspectos sociais, econômicos, históricos e culturais da população de do entorno do Parque, por meio de pesquisa sob forma de entrevistas e leitura de dados existentes sobre o local;
Descrição da sociedade local;
Análise das formas de registro de dados históricos: avaliação de documentos locais, fotografia, desenho e elaboração de um “caderno de viagem”.
Duração aproximada: 3 horas
Turismo e meio ambiente
Geografia, Biologia e Matemática.
Objetivos:
Avaliação do impacto físico dos visitantes na região do Parque Nacional da Chapada Diamantina;
Estatísticas do fluxo de turistas nos locais visitados, análise da qualidade de recepção e material educativo;
Qualificação da paisagem e processos de erosão;
Apresentação gráfica e discussão do manejo na área do Parque;
Avaliação dos impactos sócio-ambientais do turismo dentro de pequenas comunidades e Unidades de Conservação.
Duração aproximada: 1 hora
Cartografia
Geografia
Objetivos:
Obter as noções de escala, do uso de uma bússola e/ou GPS, da técnica de elaboração de mapas, sua análise e interpretação;
Observar a fauna e a flora locais.
Formação de grutas
Geografia, Geologia, Biologia e Educação Física
Objetivos:
Interpretação da paisagem durante caminhada em um cenário de rochas e mata;
Observação dos processos erosivos, de deposição e intempéries;
Observação dos processos de formação de uma gruta;
Duração aproximada: 4 horas