Veja abaixo alguns temas que podem ser trabalhados nas viagens de estudos no Petar (Parque Estatual Turistico do Alto Ribeira) – SP. Para maiores informações, entre em contato
Formação de cavernas
Geografia, Geologia, Biologia e Educação Física
Objetivos:
Interpretação da paisagem durante caminhada em um cenário de rochas e mata;
Observação dos processos erosivos, de deposição e intempéries;
Observação dos processos de formação de uma caverna;
Caracterização das adaptações dos organismos ao ambiente cavernícola.
Duração aproximada: 4 horas
População, Economia e História
Geografia, Antropologia, Sociologia e História
Objetivos:
Avaliar os aspectos sociais, econômicos e históricos do PETAR;
Análise comparativa da economia (produção, mão de obra, mercados consumidores) atual e no passado.
Duração aproximada: 3 horas
Comunidades tradicionais
História, Antropologia e Geografia
Objetivos:
Avaliar os aspectos sociais, econômicos, históricos e culturais de uma determinada comunidade (indígenas, remanescentes de quilombos…), por meio de pesquisa sob forma de entrevistas e leitura de dados sobre o local;
Descrição da sociedade local (especialmente os grupos quilombolas do PETAR);
Análise das formas de registro de dados históricos: avaliação de documentos locais, fotografia, desenho e elaboração de um “caderno de viagem”.
Duração aproximada: 3 horas
Qualidade da água
Biologia e Química
Objetivos:
Medição de parâmetros químicos da composição da água (pH, ferro, nitrato e cloreto) do Rio Betary;
Identificação de bio-indicadores;
Análise dos teores dos componentes citados e implicação da qualidade da água no ambiente;
Conhecimento dos invertebrados e implicação na qualidade da água amostrada no ambiente.
Duração aproximada: 1 hora
Dinâmica de rios
Geografia, Física e Biologia
Objetivos:
Medições das variáveis em um curso de água como o Rio Betary. Inclui a largura, profundidade, velocidade da corrente, gradientes, composição de rochas. Comparações entre vários pontos do rio, como meandros e percursos retos;
Apresentação gráfica dos dados incluindo perfis do rio.
Duração aproximada: 2 horas
Mata atlântica
Biologia, Geografia e Matemática
Objetivos:
Avaliação da Mata Atlântica como um ambiente de floresta tropical por meio de:
a) Quantificação da biodiversidade vegetal e fatores bióticos através do método do quadrado incluindo as dimensões das árvores, cobertura florística e abundância e diversidade de invertebrados.
b) Medição dos parâmetros ambientais meteorológicos (análise dos ventos, umidade relativa e temperatura).
c) Análise das características do solo (acidez, profundidade, estrutura e composição).
Discussão do fluxo de energia e ciclo de nutrientes depois da coleta de dados;
Reforço dos conceitos de biologia (cadeia alimentar, adaptação dos organismos);
Análise dos dados e quantificação matemática da freqüência (estatística) de ocorrência da biota encontrada;
Estudo de técnicas de apresentação gráfica dos resultados.
Duração aproximada: 2 horas
Turismo e meio ambiente
Geografia, Biologia e Matemática.
Objetivos:
Avaliação do impacto físico dos visitantes na região do PETAR;
Estatísticas do fluxo de turistas nos locais visitados, análise da qualidade de recepção e material educativo;
Qualificação da paisagem e processos de erosão;
Apresentação gráfica e discussão do manejo na área do Parque;
Avaliação dos impactos sócio-ambientais do turismo dentro de pequenas comunidades e Unidades de Conservação.
Duração aproximada: 1 hora
Cartografia
Geografia
Objetivos:
Obter as noções de escala, do uso de uma bússola e/ou GPS, da técnica de elaboração de mapas, sua análise e interpretação; elaborar croquis das trilhas de acesso as principais cavernas do parque;
Observar a fauna e a flora locais no contato com as trilhas.
Duração aproximada: 2 horas