Veja abaixo alguns temas que podem ser trabalhados nas viagens de estudos no Parque Estadual da Ilha do Cardoso. Para maiores informações, entre em contato
Dinâmica de rios
Geografia, Física e Biologia
Objetivos:
Medições das variáveis em um curso de água. Inclui a largura, profundidade, velocidade da corrente, gradientes, composição de rochas. Comparações entre vários pontos do rio, como meandros e percursos retos;
Apresentação gráfica dos dados incluindo perfis do rio.
Duração aproximada: 2 horas
Qualidade da água
Biologia e Química
Objetivos:
Medição de parâmetros químicos da composição da água (pH, ferro, nitrato e cloreto);
Identificação de bio-indicadores;
Análise dos teores dos componentes citados e implicação da qualidade da água no ambiente;
Conhecimento dos invertebrados e implicação na qualidade da água amostrada no ambiente.
Duração aproximada: 1 hora
Mata Atlântica
Biologia, Geografia e Matemática
Objetivos:
Avaliação da Mata Atlântica como um ambiente de floresta tropical por meio de:
a) Quantificação da biodiversidade vegetal e fatores bióticos através do método do quadrado incluindo as dimensões das árvores, cobertura florística e abundância e diversidade de invertebrados.
b) Medição dos parâmetros ambientais meteorológicos (análise dos ventos, umidade relativa e temperatura).
c) Análise das características do solo (acidez, profundidade, estrutura e composição).
Discussão do fluxo de energia e ciclo de nutrientes depois da coleta de dados;
Reforço dos conceitos de biologia (cadeia alimentar, adaptação dos organismos);
Análise dos dados e quantificação matemática da freqüência (estatística) de ocorrência da biota encontrada;
Estudo de técnicas de apresentação gráfica dos resultados.
Duração aproximada: 2 horas
Meteorologia
Biologia, Física e Química
Objetivos:
Aferir os parâmetros ambientais meteorológicos: temperatura, ventos, umidade relativa, intensidade luminosa, etc.
Duração aproximada: 2 horas
Cartografia
Geografia
Objetivos:
Obter as noções de escala, do uso de uma bússola e/ou GPS, da técnica de elaboração de mapas, sua análise e interpretação; elaborar croquis das principais trilhas do parque;
Observar a fauna e a flora locais no contato com as trilhas
Duração aproximada: 2 horas
Distribuição dos organismos sésseis
Biologia, Geografia e Oceanografia
Objetivos:
Observar a sucessão dos seres vivos (algas e invertebrados) e suas adaptações;
Estudo do regime de marés.
Duração aproximada: 2 horas
Solos
Geografia, Geologia, Física e Química
Objetivos:
Comparar as composições dos solos de 5 ecossistemas diferenciados: praia, dunas, restinga, mangue e mata.
Duração aproximada: 1 hora
Ecologia de mata atlântica, manguezal e restinga
Biologia e Geografia
Objetivos:
Contrastar os ecossistemas do PEIC com enfoque para os seus componentes bióticos e abióticos; Caracterização da flora local e suas adaptações;
Caracterização da fauna local e suas adaptações.
Duração aproximada: 3 horas
Unidades de conservação
Geografia e Biologia
Objetivos:
Avaliar o trabalho de implantação e sustentação de uma UC no Brasil;
Análise da manutenção de uma UC incluindo o trabalho de educação ambiental e preservação dos ecossistemas presentes;
Duração aproximada: 1 hora
Comunidades tradicionais
História, Antropologia e Geografia
Objetivos:
Avaliar os aspectos sociais, econômicos, históricos e culturais de uma determinada comunidade (indígenas, caiçaras, remanescentes de quilombos etc)
Descrição da comunidade tradicional local;
Duração aproximada: 3 horas
Ecossistemas costeiros
Biologia, Geografia, Geologia e Oceanografia
Objetivos:
Elaborar um transecto em uma porção da praia e no sistema de dunas, observando a abundância e os tipos de espécies, além de modificações no clima e na composição do solo;
Analisar os fatores que influenciam o perfil da praia;
Realizar a medição e esboço dos perfis, medição de taxas de infiltração, estudo da energia das ondas
Duração aproximada: 3 horas
Turismo e meio ambiente
Geografia, Biologia e Matemática.
Objetivos:
Avaliação do impacto físico dos visitantes na região do PEIC;
Estatísticas do fluxo de turistas nos locais visitados, análise da qualidade de recepção e material educativo;
Qualificação da paisagem e processos de erosão;
Apresentação gráfica e discussão do manejo na área do Parque;
Duração aproximada: 1 hora